domingo, 24 de maio de 2015

POLÍTICA PÚBLICA

As metas do Plano Nacional de Educação

 

Meta 1: Universalização da Educação Infantil

Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos.

Convidado: Aloisio Araújo, professor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.
 

Desafios: "O desafio é aumentar o percentual de crianças matriculadas em creches entre as famílias mais pobres. Entre lares com a situação financeira melhor, quase 50% das crianças já frequentam a creche, enquanto que em lares com maiores dificuldades para se sustentar, esse percentual cai para 20%", diz Aloisio.

Dificuldades: "A procura por creches ainda é muito alta. Existe também uma grande dificuldade de logística para abrir a quantidade de creches que comporte a demanda por vagas. A educação também necessita de um certo percentual de recursos. Então, se a economia não crescer muito, as perspectivas são menores", diz.

Pontos positivos: "Estou otimista por que a sociedade quer as creches. Na faixa etária entre os 4 e 5 anos, o Brasil já está bem adiantado e o Governo Federal já deu alguns passos para a criação de creches padrão", diz ele. 

  
Para saber mais
- Veja tudo sobre a importância da Primeira Infância


Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/metas-plano-nacional-educacao-855800.shtml?utm_source=redes_educar&utm_medium=plus&utm_campaign=redes_educar




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário